O que é depressão e quais os tratamentos indicados

O que é depressão e quais os tratamentos indicados

A depressão é um distúrbio psicológico caracterizado por tristeza persistente e perda de interesse ou prazer nas atividades diárias. A doença é causada por uma complexa interação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais e pode ser causada por outras condições médicas, como dependência química ou uso de drogas para tratar outras condições.  

A depressão pode afetar  homens e mulheres de todas as idades e pode causar angústia, fadiga, irritabilidade, dores musculares, falta de energia, dificuldade de concentração, alterações de humor, ansiedade, pessimismo, problemas para dormir, alterações no apetite e baixos níveis de energia. A imunidade e a ideação suicida afetam a capacidade de uma pessoa para a vida social, de cuidados e profissional.  

Por isso, é importante conscientizar as pessoas sobre a importância de buscar informações, conversar sobre os assuntos em casa e buscar ajuda profissional qualificada para melhorar a qualidade de vida e a tomada de decisão das pessoas com  depressão.

Quais são os principais tratamentos para depressão?

É importante que os profissionais de saúde avaliem cada episódio de depressão para determinar sua gravidade e o tratamento mais adequado.

O tempo de recuperação depende da evolução do quadro clínico do paciente e pode ser necessário ajustar o tratamento.

Embora seja importante conhecer os principais tratamentos para a depressão, os pacientes são sempre aconselhados a consultar seu médico antes de tomar uma decisão.

Psicoterapia

A psicoterapia é um tratamento eficaz para a depressão, mesmo em casos graves. O objetivo é abordar as causas emocionais por trás do distúrbio, ajudar os pacientes a refletir sobre suas tristezas e medos e a se conhecerem melhor. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens mais eficazes para a depressão porque se concentra em abordar questões atuais. A psicoterapia é um processo de médio a longo prazo que pode durar meses ou até anos.

Medicação

Um psiquiatra deve ser consultado para determinar a necessidade de medicação no tratamento da depressão. Os antidepressivos ajudam a melhorar o bem-estar e o humor, repondo os neurotransmissores cerebrais ausentes quando uma pessoa está estressada. O tratamento pode durar de vários meses a vários anos.

Experiência interativa deprexis

O deprexis é um programa personalizado baseado na terapia cognitivo-comportamental com benefícios terapêuticos comprovados para pacientes com depressão. Após o cadastro, os pacientes têm acesso a perguntas sobre sintomas e soluções para problemas cotidianos. Deprexis é um tratamento complementar que não substitui os tratamentos e medicamentos tradicionais para depressão.

Tratamentos naturais

Embora não haja substituto para o tratamento, os tratamentos naturais podem ajudar a combater a depressão. A prática regular de exercícios físicos, a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, vitaminas B e D e o consumo de suco de uva, maracujá e maçã podem melhorar o bem-estar e o humor.

Tratamentos alternativos

Yoga, Reiki, acupuntura, meditação, pintura, leitura e dança são exemplos de tratamentos

Conclusão

Por fim, a depressão é um distúrbio psicológico grave que pode afetar a qualidade de vida do indivíduo. É importante procurar a ajuda de um profissional qualificado para determinar o tratamento adequado. Isso pode incluir psicoterapia, medicação, programas interativos como depressão e terapias naturais e complementares. Ao aumentar a conscientização sobre a importância do tratamento da  depressão, você pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudá-las a ter uma vida mais saudável e feliz.

Tem alguma pergunta?

Estamos sempre disponíveis para ajudá-lo(a)! Não hesite em entrar em contato conosco caso precise de qualquer assistência

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.